segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prefeitura de Senhor do Bonfim não cancela, mas reduzirá “festejos juninos” por causa da seca


Prefeitura de Senhor do Bonfim não cancela, mas reduzirá “festejos juninos” por causa da seca

A cidade de Senhor do Bonfim, que é considerada “A capital baiana do forró” e realiza todos os anos uma das melhores festas de São João do Nordeste, neste ano terá os seus festejos juninos mais modestos, em razão da longa estiagem que afeta o município.
A maior seca dos últimos 30 anos no semiárido da Bahia, levou o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado (PP), a realizar uma audiência pública para discutir as ações do São João. Vendedores ambulantes, proprietários de hotéis, restaurantes, pousadas, empresários, comerciantes, promotores de eventos  e segmentos diversos da sociedade, discutiram e apresentaram opiniões diversas com relação aos festejos.
A atitude de discutir o assunto com a população foi tomada, após o Tribunal de Contas dos Municpios (TCM) da Bahia, anunciar que vai acionar o Ministério Público Estadual (MPE), para tomar medidas urgentes contra as cidades que realizarem festejos em situação de emergência, por conta da seca, como é o caso de Bonfim. O TCM, não vai tolerar gastos dessas prefeituras com as festas de São João.
Diante da situação, a prefeitura apresentou as seguintes propostas, para não cancelar, mas reduzir os dias de festejos e diminuir os custos, sem prejudicar os setores da economia que dependem da festa:
1- Realizar o São João, com apenas três dias de festa, sexta, sábado e domingo.
2- Cortar da grade de programação bandas e cantores contratados por altos valores.
3- Realizar a decoração do Parque da Cidade de maneira mais simples.
4- Cortar a participação de bandas no Forrobodó, que teria apenas os sanfoneiros como atrações;
5- Reduzir o São João nos bairros, contando somente com a participação de sanfoneiros, sem a presença de bandas.
6- Cancelar os festejos dos distritos de Igara e Quiçé.
Essas propostas ainda estão sendo discutidas entre os setores interessados no São João e as definições devem ocorrer até a próxima quinta-feira (10).
Devido à seca, provavelmente o São João de Senhor do Bonfim será sem muita “pompa”, neste ano.
.Carlos Britto

Palavras do Zé
Observe que vários municípios receberam verbas do governo para combater esta situação de Seca na Bahia, mas as prefeituras continuam em insistir em evitar gastos com as festas tradições juninas na cidade, sabendo que são verbas que são reservadas pela prefeitura para realizar para este fim. Mesmo porque são estas festas que desenvolvem as cidades, ou seja, trazem turistas e movimentam todo comércio da cidade. Já não estava boa a programação do São João de Bonfim, agora vai ser um fracasso total, preferia que nem tivesse mais está festas, pois colocar em riscos a famosa festa Junina de Bonfim. Mas, vamos esperar que estes recursos polpados sejam realmente investidos em pró da seca.