quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Barragem de Pindobaçu abastecerá Caém, e Jacobina se não chover situação poderá ficar difícil


Barragem de Pindobaçu abastecerá Caém, e Jacobina se não chover situação poderá ficar difícil

A Embasa já concluiu a implantação do sistema de captação e adução de água bruta da Barragem de Pindobaçu e sua integração ao sistema de abastecimento de água do município de Saúde, localizado no centro-norte da Bahia. O investimento, de aproximadamente R$ 450 mil, é uma alternativa para garantir a continuidade do fornecimento de água tratada e canalizada na cidade, no caso de colapso da Barragem do Paiaiá por causa da seca.
O sistema foi projetado para captar e aduzir 18 litros por segundo. A Barragem do Paiaiá, antes das chuvas de inverno, não tinha mais água disponível para abastecimento humano. Entre março e junho deste ano, a população local foi abastecida por carros-pipa.Mais caso não chova, a barragem poderá não suportar já que Jacobina também vem sofrendo coma falta d’água e aguarda ao preciso liquido, homens e máquina estão trabalhando para levar água pra acidade do ouro(Jacobina).
Para o gerente da unidade da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, disse que: “esta obra é de grande importância para a população de Saúde, pois as chuvas cessaram e a Barragem do Paiaiá entrou novamente em situação de colapso. O sistema implantado é constituído de um conjunto de moto bombas, num ponto de captação da Barragem de Pindobaçu, e de uma adutora de quatro quilômetros que posteriormente vai atender o sistema integrando o abastecimento de água de Caém e Jacobina, empreendimento realizado pela Embasa e que está em andamento” .
.
Fonte: Espaço Aberto.Net