quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Univasf vai apoiar Governo da Bahia em projetos do Programa Todos pela Escola‏



A realização de um convênio de cooperação técnica e científica vai viabilizar iniciativas conjuntas entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Governo da Bahia em projetos do Programa Todos pela Escola. A proposta foi confirmada na última sexta-feira (31/08) pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima, durante reunião com o coordenador de Desenvolvimento em Educação Superior da Secretaria de Educação do Estado, professor Nildo Pitombo.
A parceria será formalizada através de um convênio amplo que possibilitará a inserção da universidade em ações de capacitação para professores da rede estadual, com ênfase no ensino de Ciências da Natureza, numa perspectiva transdisciplinar, proposta no livro ‘BAHIA, BRASIL, Espaço, Ambiente e Cultura’. A publicação recém-editada, já vai ser adotada neste semestre como material didático para estudantes do segundo segmento do ensino básico em escolas de 211 municípios do Estado, entre os quais, Senhor do Bonfim, uma das áreas de abrangência da Univasf, na Bahia.
De acordo com Nildo Pitombo, a base da proposta é estabelecer uma ação de convergência de várias disciplinas da base nacional comum do ensino fundamental. “A ideia é ter publicações com um forte componente e uma ênfase interdisciplinar para que o aluno saia alfabetizado com os conceitos em Ciências da Natureza, em Ciências do Meio Ambiente e que ele faça uma conjunção do espaço em que vive e com a história do lugar onde ele vive”, explicou o coordenador.
A parceria com a Univasf prevê também a elaboração do próximo volume do livro ‘BAHIA, BRASIL, Espaço, Ambiente e Cultura’, voltado para a sétima e oitava séries, e a produção de todo o conteúdo de livros na área de Ciências Humanas que deverão ser editados na sequência do projeto. O endosso da parceria ocorrerá até o final desse mês, mediante assinatura do convênio entre a Univasf e a Secretaria de Educação da Bahia, através da Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior do Estado.
Durante a reunião no Gabinete da Reitoria, da qual participaram a pró-reitora de Extensão, Lúcia Marisy; o pró-reitor de Ensino, Leonardo Sampaio; o diretor de Extensão, Wagner Félix e o coordenador do Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza, Anilson de Souza, o representante da Secretaria de Educação, Nildo Pitombo, destacou a metodologia das publicações e as possíveis linhas de ação da Univasf. Em seguida, ele participou de reunião na Pró-reitoria de Extensão para estabelecer o cronograma de trabalho e aprofundar as discussões sobre os projetos.
“A conversa que tivemos com o reitor foi a melhor possível. A Univasf vai nos ajudar na formação dos professores com o livro de ciências BAHIA, BRASIL, Espaço, Ambiente e Cultura, na região de Senhor do Bonfim onde tem o curso de Ciências da Natureza. Além disso, vai produzir o livro para Ciências Humanas e colaborar na continuidade da alfabetização científica para a sétima e oitava séries com o livro de Ciências do Corpo Humano e a parte de física e química”, acrescentou Nildo Pitombo. Conforme ressaltado por ele, os livros do projeto são complementados com suportes e recursos digitais que visam à aplicação da tecnologia nas escolas. “A perspectiva é que a Univasf produza a sequência didática que é a forma que o professor vai trabalhar os conteúdos em sala de aula”.
A pró-reitora Lucia Marisy disse que o convênio também vai permitir o desenvolvimento de atividades de estágio, assessoramento técnico e desenvolvimento de pesquisa conjunta. ”Na medida em que a universidade produz conhecimento e essa produção é disponibilizada, entregue nas escolas para uso, a universidade ganha visibilidade”, acrescentou a pró-reitora. De acordo com Lúcia Marisy, a Univasf vai disponibilizar laboratórios de química, física e biologia do campus de Senhor do Bonfim para que sejam utilizados pelos professores e estudantes da rede estadual em aulas práticas, realização de experimentos e promoção de oficinas.
O convênio a ser celebrado entre a Univasf e o Governo da Bahia foi avaliado pelo reitor Julianeli Tolentino como um grande avanço, possibilitando realizações imediatas e a articulação de projetos futuros. Ao se referir à proposta, ele disse: “É preciso ‘pensar’ a Univasf em longo prazo, independente da gestão. Foi muito positivo este encontro porque acabamos de firmar, oficialmente, uma importante parceria para desenvolvermos vários projetos, através de um convênio amplo que será assinado em breve, onde nós poderemos encaixar ações que vão contribuir diretamente para as atividades didáticas nas escolas públicas do Estado e na área de abrangência da universidade. É uma realização importante, especialmente para as comunidades que serão beneficiadas com essa iniciativa e que reforça a nossa proposta de uma política de desenvolvimento regional integrada e de colaboração entre as instituições”, avaliou o reitor.
.
Klene Barreto de Aquino