segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Univasf assina convênio com universidade dos Estados Unidos



A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) firmou convênio de cooperação institucional com a State University of New York (Suny-Oswego), nos Estados Unidos. O acordo assinado pelo reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima e a representante da Suny, Cleane Medeiros viabilizará ações de intercâmbio estudantil, colaboração em projetos de pesquisa, atividades de pós-doutorado e cooperação em conferências, palestras e eventos científicos. “A proposta da Univasf é estreitar os laços com várias instituições”, esclareceu o reitor. Segundo a representante da universidade americana, Cleane Medeiros, a Suny tem objetivos amplos em termos de globalização das atividades. “Os projetos que a Univasf apresentou encaixam exatamente nesses objetivos”, avaliou Cleane.
Após reunião no Gabinete da Reitoria da qual também participou o assessor de Relações Interinstitucionais e Internacionais, Alexsandro Machado, Cleane Medeiros foi ao campus Ciências Agrárias onde conheceu alguns projetos da universidade como o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (Crad) e o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), coordenados pela Univasf no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf), vinculado ao Ministério da Integração Nacional.
O diretor do Crad, José Alves ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos, enfatizando a estrutura multidisciplinar do centro e as pesquisas realizadas. No Cemafauna, o diretor Luiz Cezar Machado Pereira explicou as ações do centro como os estudos de inventário, resgate e monitoramento da fauna silvestre. Também estavam programadas visitas aos Campi Sede e Juazeiro que foram canceladas em virtude da agenda da representante da Suny.
.
Karine Nascimento