Um homem foi detido pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (2) durante os festejos da Independência da Bahia, no Largo da Lapinha. Segundo uma testemunha, o manifestante teria conseguido furar o cerco de seguranças que protegiam o governador Jaques Wagner, e outras autoridades, e arremessou na direção deles uma haste de madeira enrolada em uma faixa de protesto. Segundo informações da assessoria da Polícia Militar, uma pessoa que estava no local avistou um rapaz jogando o objeto contra as autoridades e sinalizou à patrulha da PM.
A polícia deteve Pedro Carvalho Melo, de 19 anos, – apontado como suspeito da tentativa de agressão – e o encaminhou, junto com a testemunha, para esclarecer a situação. Os dois foram levados para o posto de apoio da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade), na Lapinha. Ainda de acordo com a assessoria da PM, como a testemunha não ficou no local para falar sobre o que havia acontecido e Pedro negou que jogou qualquer objeto na direção das autoridades. Por conta disso, ele foi liberado. Quem for detido suspeito de cometer algum delito durante o cortejo, será encaminhado para a 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris) ou para a 2ª Delegacia Terriotorial (DT/Liberdade). De acordo com informações de agentes da 1ª e da 2ª delegacia, ninguém foi levado para as unidades até as 11h.
Além da tentativa de agressão contra o governador, os festejos de Dois de Julho estão sendo marcados por protestos. Grupos de professores grevistas da rede estadual de ensino estão no local, com apitos e cartazes, reivindicando novas negociações para o fim da greve. O cortejo é marcado por fortes vaias durante a passagem da comitiva do governador.
.
Fonte: Correio 24h