quinta-feira, 10 de maio de 2012

Salvador: Metrô funcionará no período eleitoral. Depois, só em 2014




O funcionamento do trecho do metrô entre a Lapa e o Acesso Norte, em fase de testes e com transporte gratuito da população, ficará restrito a cinco meses. A afirmação é do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que explica que o custeio dos testes com recursos da União deve acontecer apenas enquanto o metrô estiver sob gestão do poder público. A expectativa é que o equipamento entre em operação a partir do segundo semestre, período que coincide com o da corrida eleitoral em Salvador.
“Vamos entregar o metrô funcionando para o consórcio que vencer a licitação. Daí em diante, caberá a este consórcio arcar com eventuais custos de operação”, explica o secretário, reconhecendo que dificilmente a iniciativa privada vai manter a operação do trecho de seis quilômetros, por não ser financeiramente viável. “Em tese, a operação comercial não poderá acontecer enquanto não for concluído o trecho até Pirajá, que é onde ficam os pátios de manobras e de manutenção das máquinas”, argumenta Costa. A previsão é que a linha 1 esteja apta a funcionar comercialmente somente em 2014.

A expectativa do governo estadual é que a licitação do consórcio responsável pela conclusão da linha 1, a construção da linha 2 e gestão de todo o sistema de transporte metroviário esteja na rua no ano que vem. Enquanto o processo licitatório for encaminhado pelo Estado, a prefeitura cuidará dos testes da linha 1. Mas os trens não vão trafegar de maneira contínua, justamente pela falta do pátio de manobras na região do Acesso Norte. Vão trafegar em viagens pontuais, que devem acontecer duas ou três vezes por semana.

O secretário Rui Costa antevê dificuldades na captação dos recursos federais. Mas diz estar otimista: “Acreditamos que este projeto é prioridade e haverá boa vontade do governo federal”. Segundo ele, a redução de R$ 40 milhões para R$ 32 milhões no valor pleiteado facilitará a captação dos recursos. Fonte: www.opovoquersaber.com


Palavras do Zé


Parece piada no que eu acabei de ler, o metrô até que fim vai funcionar, "será", rs, depois de tanto indícios de desvios de verba e etc, esta porcaria do metrô vai entrar em ação, mesmo sabendo que parece uma montanha russa e que muitos engenheiros já disseram que foi construído de forma inadequada para uso. pois foi uma construção toda remendada, já passou mais de 10 anos para construir, mas é muito dinheiro jogado fora, a prefeitura não quer saber de nada, pois não vai ganhar nada com isso, mesmo porque tem que subsidiar parte da passagem, só favoreceram as empreiteiras, não há uma CPI ou investigações para onde foi toda verba ou um acompanhamento do que realmente foi gastos e porque não terminaram. Sempre estão exigindo mais dinheiro do governo e agora próximo da copa de 2014, estão pressionando para poder sair este meio de transporte.